Walter Brugger, ícone se despede aos 97 anos de idade.
13/04/2022 :: 1925-2022
Nascido na Áustria em 1925, Walter Brugger chegou ao Brazil aos cinco anos de idade. Aqui formou-se médico e construiu uma família e uma vida rodeada de amigos e admiradores. Co-fundador do CFCX em 1980, Walter será para sempre um de nossos maiores ícones. Foi com muita dor que recebemos a notícia do seu falecimento no dia 04 de abril passado.

A imprensa caxiense publicou largamente matérias que enaltecem sua sensibilidade artística e seu espírito jovem e instigante, sobretudo na área da fotografia. Segundo Paquito Masia Herrera, fotógrafo, em artigo do Jornal Pioneiro de 06/04/22, era surpreendente a vitalidade de Brugger ao conhecê-lo. "As suas palavras sábias, simples e diretas traziam novo entendimento a imagens e suas composições. (...) Ele era uma criança faminta e curiosa pelo novo", diz Paquito.

Carlos Gandara, ex-presidente do Clube e hoje presidente da Confoto, também aponta o brilhantismo e o legado do mestre: "Brugger sempre foi uma das mentes mais jovens e audazes do fotoclubismo brasileiro, dono de um grande número de prêmios nacionais e internacionais. Sempre esteve à frente do seu tempo. Aprendeu e ensinou muita fotografia e surpreendia cada vez que vinha nas reuniões do CFCX."

Recentemente a Confoto premiou Walter Brugger com o título de Honorário Artista Fotógrafo Brasileiro.

O CFCX sente e sentirá para sempre a falta de seu mestre e presta todas as homenagens à família, em especial a Tomas Brugger, seu filho, e suas sobrinhas Annemarie e Ingrid, com quem temos o prazer de conviver e com os quais esperamos perpetuar os conhecimentos tão valiosos que recebemos ao longo da história deixada por Walter Brugger.

Veja inúmeros álbuns em nosso Flickr sobre Brugger, entre eles o Acervo Walter Brugger.

Foto de capa de Duda Mangoni